28 JUL 2014
Programação Municipal de Proteção de Nascentes

wo Um projeto municipal que envolve Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Obras e o EMATER. Primeiro a Vigilância Sanitária coleta amostras de água para a realização de análise, outra análise será feita após a proteção de nascentes. Em uma visita a propriedade para identificar a nascente muita delas a coleta de água para o consumo residencial é feito a céu aberto onde animais domésticos e selvagens contaminam a água da família. Após a verificação por parte dos técnicos o produtor é instruído de como deve ser feita a limpeza da nascente, para retirar todo o excesso de lama folhas e abrir um dreno para escoar a água evitando que ela fique acumulada prejudicando o trabalho. Nesse momento é marcado o dia em que a equipe realizara a proteção buscando o mínimo de transtorno possível da família que é orientada a reservar uma quantidade de água, pois esta ficará sem uso por 03 dias, até a renovação da mesma. No dia marcado os técnicos da Secretaria de agricultura, EMATER, Departamento de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária se deslocam a propriedade. No local já preparado pelo produtor é feito uma ultima limpeza e se inicia a atividade misturando o duas parte de solo que já foi peneirado pelo produtor com uma parte de cimento de secagem rápida é colocado um cano para drenar a água que posteriormente será utilizado para a limpeza da nascente, Na seqüência é feita uma barragem com pedras irregulares e solo cimento deixando logo acima do cano de limpeza um para a coleta da água e acima desse canos ladrões protegidos por telas  para escoar o excesso de água que continuara seu fluxo normal e a  ser consumida pelos animais, depois de pronta a barragem completamos  todo seu interior com pedras irregulares e antes de lacrar a parte superficial colocamos um ultimo cano para podermos inserir produtos para limpeza sendo assim é fechado toda a superfície com solo cimento deixando a nascente totalmente livre de contaminantes .

28/07/2014
Programação Municipal de Proteção de Nascentes