06 OUT 2022
Justiça e Cidadania também se aprendem na Escola
Justiça e Cidadania também se aprendem na Escola, o projeto desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Paraná, tem como objetivo oferecer noções básicas de justiça e cidadania e sobre o funcionamento do Poder Judiciário a alunos da rede pública municipal de ensino. O programa busca garantir a integração entre o Poder Judiciário e a Sociedade. Além disso, também busca contribuir para a formação e para o despertar da cidadania entre as crianças, consideradas agentes multiplicadores de conhecimentos. A iniciativa, criada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), atualmente é desenvolvida em diversos estados em todo o Brasil e segue algumas etapas e critérios estabelecidos pela AMB.
As crianças recebem cartilhas didáticas sobre a Justiça e questões que envolvem os direitos e os deveres dos cidadãos. Em um segundo momento, juízes, promotores e advogados visitam as escolas para promover palestras sobre os temas tratados nas cartilhas.
Na sequência, os estudantes têm a oportunidade de conhecer a sede do Tribunal de Justiça ou os Fóruns das Comarcas do interior (e, com isso, vivenciam na prática a experiência de estar no local onde ocorrem as audiências e demais atividades do Poder Judiciário).
O projeto é encerrado com uma produção cultural dos alunos. Normalmente elaboram redações sobre os temas trabalhados, e os primeiros colocados recebem uma premiação. Também podem ser realizadas pinturas, apresentações musicais ou júris simulados.